Vetores e Pragas Urbanas (ou mais tecnicamente chamados Animais Sinantrópicos) são espécies de insetos e pequenos animais que invadem o ambiente urbano e podem picar, morder, danificar alimentos e objetos, e ainda transmitir doenças ao homem.
As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando esses mantêm ambientes sujos e quando depositam lixo em locais inadequados. Dentre as principais espécies encontradas em áreas urbanas destaca-se as baratas, os ratos e as formigas.
Eles geralmente se procriam no inverno e se espalham no verão, época em que as baratas, os ratos, mosquitos, moscas, cupins, formigas e outras pragas são mais vistas.
São necessárias algumas ações para a prevenção do deslocamento de pragas para as áreas urbanas, como: não amontoar lixo ou materiais em desuso, manter alimentos em locais fechados, vistoriar depósitos e locais onde alimentos são armazenados periodicamente, mantendo o local sempre limpo. Ao detectar a presença de qualquer espécie é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas e vetores para que o local seja inspecionado e, após a inspeção, seja realizado o controle de tais espécies.
Visa prevenir ou controlar a infestação de insetos rastejantes, tais como: baratas, formigas, traças, entre outros.
Visa prevenir ou controlar a infestação de insetos voadores, tais como moscas e mosquitos, transmissores de inúmeras doenças aos seres humanos e animais domésticos.
Visa prevenir ou controlar a infestação de roedores que podem provocar doenças ou prejuÃzos materiais, tais como ratazanas, ratos de telhado e camundongos.
Visa prevenir ou controlar a infestação de pulgas e carrapatos, que tanto podem ser nocivos ao ser humano quanto aos animais domésticos.
Visa prevenir ou controlar a infestação de insetos que tem como base da sua alimentação a celulose, tais como os cupins de madeira seca ou de solo, e as brocas.
Visa prevenir ou controlar a infestação de aranhas e escorpiões, que podem colocar em risco a saúde dos seres humanos e dos animais domésticos.